terça-feira, 19 de junho de 2012

Cenas de uma derrota da selecção croata

Dia 18 de Junho foi dia de jogo da selecção croata no Euro 2012. Estava eu no café onde se deu aquela história com o bolo de aniversário a ver o jogo (é o café que tem a melhor esplanada com televisão para o caso e a cerveja é mais barata) e a torcer pela Croácia (algo que foi bastante apreciado pelas pessoas que me rodeavam quando souberam que eu sou estrangeiro a viver em Buje). O resultado final não foi o desejado: vitória da selecção espanhola com muitas decisões criticáveis da parte da equipa de arbitragem.
Mas mesmo com a derrota não deixou de haver festa. Fui convidado a juntar-me a um grupo de pessoas que se encontravam num bar minúsculo a beber e a cantar. Para além de ter visto canecas de meio-litro a deslizarem o conteúdo para a minha goela vi também copos e canecas a partirem-se nos brindes e pessoas a continuarem a beber cerveja com o copo ou caneca em cacos. Num dos casos a empregada do bar teve de implorar ao rapaz que estava a fazer isto para que a deixasse mudar o conteúdo da caneca partida para um outro copo (sem filtrar nem nada teve ter valido de muito). Lá vieram as perguntas acerca de Portugal e do porquê de me encontrar por estes lados. Esta festa terminou com a vinda da polícia.
Ida embora a polícia o bar teve de fechar (já se encontrava para além do seu horário de funcionamento). Foi decidido continuar a festa na vizinha cidade de Umag e convidaram-me a ir com eles. Aceite o convite rumámos a um bar onde se encontravam pessoas vestidas a rigor (entenda-se com camisolas e cachecóis com as cores da selecção) a beberem dentro e fora do bar. Entrando no bar reparo que na televisão do mesmo não se estava a ver nenhum canal a passar o resumo dos jogos mas sim se estava a ver um canal pornográfico. Depois de uma rodada de cerveja para todos eis que alguém se chateia com outro alguém no bar e teve que se separar os litigantes. Alguns minutos depois foi tempo de uma das pessoas que veio comigo no carro ter uma discussão com uma gaja qualquer no bar e esta lhe ter respondido gritando "Srbija" (Sérvia) para ele, o que o fez ir-se embora do bar revoltado a gritar "Jebete" (Fode-te) para a gaja em questão. Não tendo eu percebido o motivo da discussão eis que questiono as pessoas que estavam comigo acerca do mesmo. A resposta que eu tive foi que ainda existe muito a memória da guerra pela independência. Perguntei-lhes então qual o motivo de a Sérvia ter sido chamada à conversa. Uma das pessoas que veio comigo no carro respondeu que é sérvio e ao falar notaram no bar a origem dele. Fiquei surpreendido não só pela origem da discussão em si mas também pelo facto de esse mesmo sérvio ter estado o jogo todo a torcer pela Croácia e no momento ter um cachecol com as cores da selecção croata sem que isso tivesse evitado que no bar chamassem o problema de uma guerra acabada há 17 anos à baila.
De seguida foi altura de ver duas das pessoas que vieram no carro a vomitarem-se na rua antes de nos metermos no carro de volta a Buje.
Foi prometido por eles apoiarem sempre a selecção portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário