segunda-feira, 11 de junho de 2012

As peripécias de comprar um bolo de aniversário

Tendo eu preparado um jantar para o meu aniversário (10 de Junho é feriado todos os anos em Portugal e quando tive o meu primeiro aniversário fora de Portugal calhou a um domingo) num restaurante aqui em Buje coloco a mim mesmo a questão acerca do bolo de aniversário pois nunca vi nenhuma pastelaria aqui no sítio com bolos de aniversário expostos. A minha primeira ideia foi fazer em casa algum bolo típico português para o trazer ao restaurante. Infelizmente tenho colegas de casa que gostam de deixar a loiça por lavar depois de a usarem e como não quero andar a limpar a loiça dos outros não tive como cozinhar o bolo.
Telefono então a uma amiga de cá a perguntar onde posso comprar um bolo de aniversário tendo ela referido dois locais (curiosamente um ao lado do outro). Dirijo-me ao primeiro local onde se dispõem a fazer o bolo mas avisam-me que durará dois dias pelo que tive de recusar visto precisar do mesmo para o dia seguinte. É-me proposto pela empregada então que sejam juntas diversas fatias de bolos diferentes vendidos por eles às fatias, ideia recusada por mim talvez por ser estranha (mas agora penso que deveria ter aceite a proposta e verão mais à frente o porquê).
Dirijo-me então ao café do lado onde me confirmam que fazem bolos de aniversário e confirmam-me também que o mesmo estará pronto no dia seguinte. Apareço lá então no dia seguinte à hora combinada. O rapaz do balcão diz-me que o bolo está pronto mas eu preciso de ter uma caixa para o levar pois eles não as têm e também não têm o prato sobre o qual assentar o bolo. Não queria acreditar no que estava a ouvir. Pergunta-me então o mesmo rapaz onde eu moro para me dar boleia até casa de modo a trazer a tal caixa e o tal prato. Eu respondo-lhe que é muito simpático da parte dele mas eu nem sequer lhe disse que tinha esse material em casa. Decido fazer um telefonema à mesma pessoa a quem tinha perguntado por locais onde se fazem bolos de aniversário e para além de lhe perguntar se me poderá dar boleia até ao tal restaurante pergunto-lhe se tem os tais materiais necessários. Escusado será dizer que a sua reacção perante tal pergunta estranha foi de incredulidade mas a mesma pessoa propôs-se a procurar algo por casa.
Em vez de estar a esperar por milagres dirijo-me a casa para procurar as caixas de cartão nas quais a minha mãe me tinha enviado algumas coisas para cá por correio. Encontro-as por casa mas coloco bastantes questões em relação ao seu tamanho ser o adequado para o bolo. Mas era a caixa maior que eu tinha e tive de procurar a solução com ela. Felizmente tinha comprado já o prato sobre o qual meter o bolo no dia anterior quando estava a pensar em fazer eu mesmo um bolo. No caminho de volta ao tal café paro em tudo o que é café e restaurante para perguntar se têm alguma caixa maior. Tenho uma resposta afirmativa no café onde primeiro perguntei se faziam bolos de aniversário. Curiosamente nesse momento aparece nesse café o tal rapaz do café ao lado (bisneto de um albanês que abriu o café nos anos 50) que me vê com as caixas e me pede desculpa pela situação.
Chegado ao café com as caixas eis que se coloca o problema de encontrar uma solução para colocar o bolo nas mesmas. A solução encontrada foi a que se pode ver na fotografia (e a caixa de cartão a cobrir foi ideia minha pois no café apenas tinham colocado o papel celofane para tapar o bolo).
Chegado o momento de pagar pelo bolo eis que oiço o valor de 155,20KN (mais de 20€ para nem me ser dada uma caixa para levar o bolo). Quando vou a fazer o pagamento o rapaz diz-me que por ser para mim são 120KN e ainda me oferece uma limonada (alguma coisa boa para uma situação tão má).
Chego ao restaurante e como já esperava deparo-me com uma reacção de incredulidade da parte da empregada que estava a atender nas mesas ao lhe perguntar se me pode colocar aquela caixa no frigorífico (mas depois de verem que se tratava de um bolo de aniversário lá me arranjaram a situação) acrescentando eu que é uma história muito longa.



O texto no bolo é da minha autoria. E os cabelos brancos já os tenho realmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário