sábado, 11 de agosto de 2012

Zastava

O Zastava (cujo nome significa bandeira) era o carro da antiga Jugoslávia. Segue-se artigo da Wikipedia acerca do mesmo, seguindo-se depois o meu olhar crítico sobre o que está escrito no mesmo artigo:

"Zastava é um conglomerado industrial sérvio com sede na cidade de Kragujevac. É bastante conhecido por montar automóveis sob licença da Fiat."

Agora, no mesmo artigo, a história do mesmo:

"Antes de produzir veículos a Zastava fabricava armas para o exército da Iugoslávia, foi fundada em 1853. Os primeiros veículos da cidade de Kragujevac eram caminhões/camiões da Ford produzidos exclusivamente para o exército iugoslavo em meados dos anos trinta, naquele tempo a "Zastava" ainda era uma fábrica de armamentos chamada "Vojno-Tehnicki Zavod"(Instituto Técnico do Exército).
Um pequeno número de veículos foram feitos antes de eclodir a Segunda Guerra Mundial em 1941 na Iugoslávia. Em meados dos anos cinqüenta algumas unidades de Jeeps foram produzidas, mas a união com a Willys-Overland do grupo Chrysler foi desfeita e a produção foi encerrada. Depois da Segunda Guerra Mundial a fábrica havia adotado outro nome passando a se chamar: "Zavodi Crvena Zastava" (em português "Fábrica Bandeira Vermelha"). (Mais tarde a "Crvena" deixou de usar este nome). Então começou a fabricar os seus primeiros carros de passageiros em 1954. Estes primeiros veículos da Zastava eram basicamente variações dos carros da Fiat especificamente dos modelos 1400,1300 e 1900. O primeiro a ser fábricado foi o modelo 1300, um sedã de quatro portas e 1300 cm³ de cilindrada, conhecido na Itália como "Milletrecciento", foi considerado pelos iugoslavos como um dos melhores carros produzidos pela Zastava e um dos mais modernos da época. Depois deste modelo a empresa criou o Zastava 750, modelo este baseado no Fiat 600d, com motor de quatro cilindros, 765 cm³ e 25 hp motor do tipo OHC com tração traseira. A produção em massa deste modelo começou em meados dos anos sessenta e se encerrou em 1981. Durante a década de sessenta a Zastava produziu mais carros baseados em modelos da Fiat entre eles estão os modelos 1100, 1300, 1500, 124 e 125. Mas os modelos 124 e 125 nunca foram produzido pela Zastava e sim eram importados da Itália e posteriormente da Polônia, o modelo 124 era muito raro na Iugoslávia. No início dos anos setenta a Zastava fez outro acordo com a Fiat para a produção do Fiat 128, que foi chamado de Zastava 101 pela empresa. Ainda na década de setenta a Zastava desenvolve mais um modelo baseado com motor Fiat, este supostamente chamado de Zastava 102, mas depois de 1981 passou a se chamar Yugo 45 como é conhecido até os dias de hoje."

Em relação à história do veículo tenho um apontamento a fazer em relação ao artigo: se a Zastava foi fundada em 1853 então começou por produzir armamentos para o exército do Reino da Sérvia visto que o Reino da Sérvia-Croácia-Eslovénia (mais tarde Jugoslávia) foi criado em 1918.

Ainda se vêem alguns aqui pela Croácia, não tanto por qualquer nostalgia mas sim por necessidades económicas em manter os mesmos por parte dos donos.


Sem comentários:

Enviar um comentário