Estando já os portugueses dentro deste espaço há muitos anos, tornou-se já natural as pessoas não pensarem acerca da burocracia antes de partirem em viagem. O Reino Unido e a Irlanda são dois países da UE que não integram o Espaço Schengen mas a saída do Espaço Schengen para estes países (pelo menos de avião) é mais uma formalidade que outra coisa qualquer (ainda me recordo de na primeira vez que fui à Irlanda nem terem olhado para o passaporte).
Quando se vai para fora do Espaço Schengen e para fora da União Europeia as coisas mudam um pouco. Embora alguns países apenas obriguem à apresentação de documento de identificação nacional, existe a obrigatoriedade de registo de entrada na polícia durante um periodo de até 24, 48 ou 72 horas (dependendo do país). No caso de se ter uma reserva hoteleira cabe à entidade hoteleira tratar desse registo (embora nem sempre o façam).
À saída do país para além do documento de identificação ou passaporte convém estar-se munido do cartão (ver fotografia de exemplar dado na Macedónia) que é dado aquando do registo na polícia para evitar problemas (embora nem sempre os guardas fronteiriços queiram saber disso) assim como do papel da reserva hoteleira para o caso de estes não terem cumprido a sua função.
Sem comentários:
Enviar um comentário