sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Viagem de Zagreb a Umag

Chegou no dia 1 de Setembro o dia de partir em direcção à cidade onde decorrerá o projecto do EVS. A única camioneta existente para a ligação entre as duas cidades chegava ao destino às 3:00 da manhã, pelo que acordei com a coordenadora do projecto ir na camioneta para Umag, com uma t-shirt com o escrito "Portugal", e ir ela buscar-me às 20:15 para levar-me para Buje).
A viagem demorou cinco horas com uma pausa na cidade de Buzet. De Zagreb a Rijeka foi-se pela auto-estrada. Numa altura em que a auto-estrada subia bastante e fazia lembrar a A1 na zona das serras de Aires e Candeeiros, eis que me deparo com um país que apostou na construção de auto-estradas com túneis. A seguir a Rijeka (ou Fiume, em italiano) parte do percurso foi feito numa série de 3 túneis, o primeiro deles com um comprimento imenso e portagem (mesmo sem separador central e apenas uma faixa em cada sentido).
Chegado ao destino encontro-me a sair da estação quando sou abordado por dois jovens, um italiano e uma polaca, ambos meus colegas no projecto, estando a coordenadora a procurar lugar para estacionar o carro. Depois do impacto provocado na minha apresentação pelo meu nome na colega polaca (Rui lê-se tal como a palavra polaca "Chuj" equivalente ao português "Caralho") chegou então a coordenadora que me convidou para assistir a uns concertos na cidade vizinha de Novigrad (ou Cittanova, em italiano) e a comer uma sanduíche e beber uma cerveja croata, convite o qual aceitei com agrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário