sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Visita a Groznjan





































No último fim-de-semana que passei na Croácia antes de ter vindo a Portugal tratar de uns assuntos para depois voltar, realizou-se um concurso de pinturas na vizinha Groznjan/Grisignana. A minha colega eslovaca participou nesse concurso e como tal aproveitámos para fazer uma visita à localidade.

Culinária para desenrascar IV



Mais uma criação da imaginação: massa de cuscus com molho de tomate e cogumelos. A bebida que acompanhou a refeição foi um copo de Cedevita.






Festa da Uva em Buje







Depois do Dia de Buje, 8 de Setembro, no qual foi dada comida e bebida a centenas de pessoas, decorreu o Festival das Uvas. As vinhas são uma marca da região da Istra e até há uma música que diz que quem não gosta de vinho não é um verdadeiro istriano. Eu por mim fui-o no Dia de Buje quando andaram a dar comida e bebida e depois não me lembro como cheguei a casa...


O festival das Uvas decorreu entre os dias 16 e 18 de Setembro. A noite de Buje foi preenchida com tendas onde não poderia faltar o "Cevapcici" e... cerveja, assim como alguns concertos e iluminação das ruas.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Viagem nocturna de regresso a Buje
























A parte mais dura do "On Arrival Training" estava ainda por vir quando os voluntário SVE de Brtonigla e Buje se encontravam na cidade de Osijek: o regresso à Istra. A viagem foi completamente nocturna. Uns dormiram bem dentro da camioneta, outros não tão bem. Quando foi anunciado o nome da estação de Novigrad, mesmo os que se encontravam a dormir acordaram de repente.

Visita à cidade de Osijek

No percurso de regresso a Buje fomos de novo levados numa carrinha da Cruz Vermelha Croata de Orahovica para Osijek. Por esta cidade permanecemos 5 horas até termos a camioneta para Umag. Assim foi aproveitado o tempo para permanecer com dois dos membros da Cruz Vermelha que nos acolheram em Orahovica e visitar uma cidade na Eslavónia que ainda exibe demasiadas marcas da guerra.
Seguem-se as fotografias tiradas por mim.

Nota: as fotografias encontram-se agora em http://www.skyscrapercity.com/showth...3#post94092783




On Arrival Training

Decorreu entre os dias 12 e 15 de Setembro o "On Arrival Training". Nesta formação foi possível conhecer voluntários em toda a Croácia vindos pelo SVE. A viagem para chegar à localidade de Orahovica foi bastante longa e ocupou o dia inteiro de Domingo 11 de Setembro. Pelo meio houve transbordo em Zagreb, no qual nos encontrámos com a mais recente voluntária vinda para o SVE na Croácia e que ficará em Brtonigla.
De Osijek para Orahovica fomos transportados numa carrinha da Cruz Vermelha Croata e foi nas instalações desta organização em Orahovica que ficámos instalados e tivemos a formação.
No início a formação estava a ser repetitiva em relação à formação de partida que tive em Julho na Pousada da Juventude de Catalazete, mas no final começou a ser mais interessante com a abordagem de temas como os conflitos que poderão decorrer.
Foi também uma oportunidade de conhecer pessoas de diversos países.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Parceria com o projecto SVE em Brtonigla/Verteneglio



Tal como mencionado no post anterior, tivemos, enquanto instalados em Umag, a oportunidade de conhecer os voluntários do projecto SVE a decorrer em Brtonigla. Desde então temos partilhado agendamentos e convívio.






Estadia em Umag/Umago










Depois da primeira semana em Buje/Buie e da chegada de mais uma voluntária do SVE para o nosso projecto, eis que o nosso colega italiano vai passar o seu aniversário em casa. Durante essa semana foi-nos dada uma estadia na vizinha cidade de Umag/Umago para planear as actividades para os próximos tempos ao mesmo tempo que poderíamos ter a oportunidade de ir à praia quando o tempo assim o permitisse. Pelo meio ainda ficámos a conhecer os nossos colegas de SVE na também vizinha Brtonigla/Verteneglio.











Seguem-se algumas fotografias tiradas nesses dias.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Culinária para desenrascar II



Nisto de cozinhar a minha própria comida calhou-me ter apenas disponível fusili, sardinhas e um molho que nunca vi nos supermercados em Portugal mas que pelo rótulo deve ser feito de tomate com pimento e um outro vegetal qualquer (mas nada picante). Os supermercados estavam já todos fechados.
O resultado foi o que se pode ver na fotografia.