domingo, 15 de julho de 2012

O "EuroCine in Buje"

Este foi um evento organizado por mim. A ideia inicial era a de fazer um ciclo de cinema europeu juntamente com os meus colegas de projecto e os voluntários em Brtonigla no qual cada um propunha mostrar um filme do seu país de origem. Lancei a ideia em Maio mas infelizmente só tive resposta do meu colega italiano. Farto de esperar pelos outros foi então decidido por mim fazer esta mostra depois de acabar o Euro 2012 (que entretanto na espera tinha já começado e tornava improvável o interesse da população local em aderir) com 3 filmes italianos e 3 filmes portugueses.
Deu-se depois a demora em fazer os cartazes o que me fez ter de adiar o evento por mais uma semana. Finalmente a 9 de Julho se deu a a primeira sessão.
Infelizmente, a população local gosta muito de se queixar que nesta terriola nunca nada acontece mas quando algo acontece o interesse em vir é diminuto (em Junho a Comunidade Italiana daqui do sítio fez também um ciclo de cinema e por vezes eu fui o único espectador presente). Assim apenas foram exibidos 2 dos 6 filmes no programa sendo que no primeiro apenas houve uma espectadora (que por acaso é a empregada de limpezas do local onde está o nosso escritório) e no outro filme exibido (português) foi batido o record de 4 espectadores (sendo que dois deles eram meus alunos de português e eu puxei-os para assistir àquele filme como "aula prática").





quarta-feira, 11 de julho de 2012

Curiosidades acerca da língua croata X

Ao contrário do que acontece na língua sérvia, onde a palavra para universidade é "universitet", na língua croata a palavra para universidade é "sveuciliste", que significa literalmente "local onde se ensina de tudo". Mas isto apenas se estivermos a falar daquelas universidades onde se tiram cursos superiores porque no caso da Universidade Popular Aberta (que faz outras coisas que não dar graus académicos) a palavra é "uciliste" (local onse se ensina).

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Folk & Wine Festival

Decorreu em Brtonigla no dia 7 de Julho o Folk & Wine Festival que começou com alguns jogos como ter de contornar paus de madeira com um barril (vazio), empurrar um barril de uma ponta à outra da localidade e encher uma garrafa colocando de seguida a rolha com uma máquina para isso.
Mais tarde foi tempo para música no posto de turismo, degustação de vinhos e música na rua. Todo este evento foi apresentado por uma senhora que tanto a falar italiano, croata ou inglês era uma autêntica tagarela.










Lá como cá: a utilização de sinais de trânsito para outros fins

Tal como acontece em Portugal, também aqui se podem ver sinais de trânsito fora do local suposto e a servirem para outras funções que não a suposta. Nesta fotografia tirada em Motovun/Montona, um sinal de trânsito serve de tecto a um galinheiro.

domingo, 8 de julho de 2012

O mar por cá

Algumas questões me têm sido colocadas acerca de como está o tempo por cá ou como é o mar por cá.
O tempo por cá está quente (não tem havido um dia em que as temperaturas estejam abaixo dos 30ºC) e com sol (pese embora haja um dia ou outro em que chove mas até é bom para acabar com o efeito de estufa bastante sentido por cá).
Em relação ao mar: o Mar Adriático não tem ondas (o que para mim até é bom). A cor do mar aqui na Ístria é relativamente escura quando comparada com a cor do mar na Dalmácia (azul turquesa). Uma coisa que caracteriza bastante a costa continental da Croácia (mas não tanto as mais de 1000 ilhas) é a raridade e pequena dimensão das praias sendo predominantes as rochas.
Sempre que tenho oportunidade costumo ir a Kanegra, uma localidade fronteiriça que possui um complexo onde se faz paintball, se alugam apartamentos junto ao mar e no meio de um pinhal, supermercado Konzum, relvado junto ao mar onde se podem meter as toalhas, um bar, chuveiro para tirar o sal do corpo e um campo de voleibol de praia. Uma curiosidade deste complexo: os carros com matrícula croata têm entrada gratuita enquanto que quem vier em carros com matrícula estrangeira ou paga para entrar com o carro ou estaciona do lado de fora e entra a pé. Na fotografia seguinte os montes no outro lado do mar (que nesta zona forma um golfo) são já na Eslovénia.


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Lá diferente de cá: o calçado dos alunos nas escolas

Não é que todos os alunos por cá sigam este exemplo mas é algo que nunca vi acontecer em Portugal. Não raramente se vêem os alunos a entrarem com as sapatilhas no edifício da escola, colocá-las no cacifo e tirar do mesmo pantufas ou chinelos (consoante o clima) para andarem com eles calçados durante toda a sua permanência no edifício.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Portugal conhecido pelo futebol

Sim, de facto o futebol é a maior fonte de promoção de Portugal por estes lados. Não se pense que sabem apenas acerca dos jogadores da selecção e do FC Porto (infelizmente em muitos países o único clube português conhecido). Na verdade, várias vezes ao dizer que venho de uma cidade chamada Coimbra as pessoas me dão os parabéns pela vitória da Académica na final da Taça de Portugal. Além disso, muitas vezes sou chamado por cá como Rui Costa (ao que eu respondo "Quase" não pelas minhas qualidades futebolísticas a anos-luz das dele mas pela coincidência do nome próprio), Cristiano Ronaldo, Postiga e até como... Eusébio.